JOGOS DE ATARI

 

Atari na Mídia

O Atari 2600 não marcou história apenas por ser o pioneiro da indústria de games. Não senhor, ele protagonizou campanhas publicitárias nos EUA e no Brasil dignas de seu porte. Para a época, pelo menos! Investindo pesado na sua menina dos olhos, a Atari alavancou uma campanha de marketing agressiva confiando na criação de um novo mercado consumidor: os gamers.

São comerciais de TV, revistas e outros que juntos caracterizaram a primeira campanha de marketing massivo da história dos videogames. Os comerciais de TV americanos criaram conceitos até hoje seguidos pela indústria dos games, como o paralelo entre realidade e videogames, a criação de uma central de entretenimento caseiro e diversão para toda família. O marketing vai além, aliando cinema e jogos. Games como E.T. e Raiders of the Lost Ark inauguraram um casamento que até hoje não foi rompido. Se pelo menos com o passar das décadas os jogos baseados em filmes tivessem melhorado...

PERSEGUINDO O REALISMO NOS GAMES

A perseguição do "realismo" nos games começou com os comerciais de Atari. No anúncio do jogo Pole Position, uma família pacata é literalmente sacudida para fora de seu carro para dentro de carros de fórmula 1. O comercial mescla cenas da família pilotando carros de verdade com cenas do jogo em si. A tentativa era mostrar como os jogos do Atari VCS eram "realistas".

Pole Position

ATÉ O VOVÔ JOGA ATARI

Diversão para toda familia, não importa a idade. Esse era o outro pilar da campanha de marketing do Atari 2600. No comercial de Pac-Man o neto

Pac-Man

ENTRETENIMENTO EM CASA

Em comum, tentando transformar o Atari 2600 em uma central de entretenimento para a familia toda.

Com Space Invaders a Atari percebeu o potencial de importar jogos dos arcades e investiu também em publicidade. O anúncio para TV de Berzerk é uma mescla da mensagem "jogos para toda família" e "jogos de arcade agora na sua casa". O neto chama a avó para jogar Berzerk, sucesso nos arcades. Ela se levanta para ir ao arcade mais próximo e casa quando o neto mostra o cartucho de Atari, dizendo que agora eles poderiam jogar os mesmos jogos de arcade em casa.

Berzerk

FILMES E JOGOS

O QUE FOI PERDIDO NO CAMINHO

Vimos que vários pilares do marketing de videogames estão de pé até hoje, mas algumas coisas se perderam pelo caminho. Um exemplo é o comercial do jogo Pitfall, da Activision. No final da propaganda, é dito o nome do programador do jogo, como se fosse uma grande estrela. de fato ele é, David Crane. Hoje ainda temos algumas estrelas na produção e jogos, mas como as equipes são cada vez mais enorme, fica difícil dar destaque para apenas um game designer. Mesmo assim alguns ainda ostentam o título de estrelas como Peter Molyneux, Cliff Bleszinski, Shigeru Miyamoto e outros. Mas todos os anúncios de jogos poderiam contar com o nome de seus criadores, seria mais do que justo.

Pitfall

Claro que o charme da década de 80 não pode ser emulado, para o bem ou para o mal. Com a tecnologia de hoje, o Netuno do comercial do jogo Seaquest provavelmente seria feito em CG de última geração e a produção do comercial teria alguns milhõezinhos pra gastar.

Seaquest

ATARI NO BRASIL

A Polyvox distribuiu o Atari no Brasil no começo da década de 80. Mais precisamente quando a indústria de games entrava em declínio nos EUA. Enquanto por lá o Atari começava a agonizar, aqui era a grande novidade. A campanha de lançamento foi interessante, colocando o Atari como um grande inimigo a ser batido, bem diferente das propagandas dos EUA. Nos comerciais nacionais, o desafio era o mote principal. Confira alguns comerciais de lançamento de Space Invaders, Enduro e Futebol. O mais interessante é que o narrador afirma que o outro time que a mulher enfrenta no anúncio do futebol conta com craques como Pelé, mas o jogo não é o famoso Pelé Soccer, relançamento brasileiro de Championship Soccer usando o Pelé como marketing e sim International Soccer.

Comerciais Brasileiros de Atari

Space Invaders

Enduro

Futebol (International Soccer)

PELÉ NO ATARI

Pelé participou da campanha de marketing do Atari nos Estados Unidos. Ele junto de outros atletas famosos da década de 80 nos EUA em pelo menos dois comerciais. No Brasil, ele emprestou o nome para o relançamento de Championship Soccer, que virou Pelé Soccer.

Pete Rose, Pelé e Don Knotts

Kareem Abdul-Jabbar, Pelé e Mario Andretti